Palmeiras enfrentará times de alto desempenho médio, enquanto Botafogo, Bragantino, Corinthians, Fluminense, São Paulo e Vitória terão partidas contra rivais de baixo desempenho, com grau de dificuldade inferior quando visitante e em casa.
No caminho para o tricampeonato consecutivo, o Palmeiras enfrentará desafios intensos nas próximas rodadas do Brasileirão. Com 11 rodadas restantes, o time precisará superar adversários que, em conjunto, conquistaram em média de 51% dos pontos que disputaram, o que torna a jornada ainda mais desafiadora.
Além disso, o Palmeiras também precisará lidar com a pressão de seus rivais diretos, que estão lutando por uma vaga na Libertadores. Os oponentes do Palmeiras, como concorrentes diretos, estão determinados a superar o time e conquistar a tão sonhada vaga. Nesse cenário, o Palmeiras precisará manter a concentração e a determinação para superar os adversários e alcançar o tricampeonato consecutivo. A vitória é o único objetivo.
Desafios à frente para os concorrentes
O Botafogo, concorrente direto do Palmeiras, tem pela frente rivais com o sexto menor grau de dificuldade, equipes que em média conquistaram 44% dos pontos disputados. Além disso, o Botafogo fará seis jogos como mandante contra adversários que quando atuaram fora de casa neste Brasileirão ganharam um ponto a cada três disputados, aproveitamento médio de 32%. Isso significa que o Botafogo terá uma vantagem em relação ao Palmeiras, que terá menos jogos em casa, cinco, contra adversários com aproveitamento médio maior, de 41%.
O adversário de melhor desempenho que o Botafogo enfrentará é o São Paulo, na última rodada, que hoje tem 38% de aproveitamento quando visitante. Além disso, o Botafogo também receberá no tapetinho Vasco e Vitória, atualmente com aproveitamentos de 28% quando atuaram fora de casa.
Desafios para o Palmeiras
Já o Palmeiras vai receber em seu campo na rodada 36 o próprio Botafogo, que hoje tem 60% de aproveitamento quando visitante, e o rival de menor desempenho será o Fluminense, que conquistou apenas 26% dos pontos que disputou como visitante, mas está em evolução em sua luta para permanecer na Série A.
Os jogos fora de casa serão um desafio ainda maior para o atual bicampeão Palmeiras, que se viajará para enfrentar o último colocado Atlético-GO, um mandante com aproveitamento de 23% dos pontos disputados, também será visitante no clássico contra o arquirrival Corinthians (56% de aproveitamento em casa) e contra Bahia e Cruzeiro, que em casa ficaram com 74% dos pontos.
Outros concorrentes
O horizonte do Botafogo fora de casa não é menos complexo, mas terá um jogo a menos fora. O menor aproveitamento mandante que enfrentará será o do Athletico-PR (42%). O maior será o confronto direto contra o próprio Palmeiras, que hoje tem 74% de aproveitamento em sua casa.
Vale lembrar que a data base desse confronto direto Palmeiras x Botafogo é 1º de dezembro. Um dia antes, em 30 de novembro, está programado para o Allianz Parque o show do ‘Bring Me The Horizon’. Os ingressos para a pista no gramado sintético custam de R$ 195 a R$ 790.
Lutando por vagas na Libertadores
Fora a dupla que luta entre si pelo título, hoje, outras equipes buscam com maiores chances vagas na Libertadores do ano que vem. Estatisticamente, o Espião Estatístico projeta que os maiores potenciais estão com Fortaleza e Flamengo para completar o G4, e São Paulo e Internacional para completar o G6.
Dessas equipes, o São Paulo enfrentará os adversários com os menores aproveitamentos. Seus oponentes terão um aproveitamento médio de 34% quando atuaram fora de casa, o que pode ser um fator positivo para o time paulista.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo