Devido à tensão, partidas da seleção iraniana serão disputadas em campo neutro.
Conflito entre datas
Acontece porque a partida entre Al-Nassr e Esteghlal foi conflitada, devido a um problema de datas que envolveu os dois clubes. O Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, foi forçado a disputar a sua segunda jornada do grupo D na Fase de Grupos da Liga dos Campeões da Ásia no dia 11 de Setembro, e a terceira rodada está marcada para o dia 25 de Outubro, em um estadio neutro no Irã. Mas, o Esteghlal fez um conflito com o calendário da competição e a sua terceira partida foi marcada para o dia 27 de Setembro, o que gerou um problema de compromissos para os dois clubes, pois a partida entre os dois não pode acontecer no Irã no dia 27 de Setembro.
Desafios inerentes ao Conflito
O Conflito na região levou a uma movimentação significativa em algumas equipes do Campeonato Asiático. Como resultado, os jogos dos times iranianos pela Liga-de-Campeões asiática e os compromissos da seleção nacional pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 foram remarcados para campos neutros. A escalada do Conflito envolvendo o Irã e o Líbano ao lado de Israel gerou preocupações significativas para o Al-Nassr, especialmente em relação à partida contra o Esteghlal no dia 22 de outubro. Com a seleção nacional também enfrentando desafios, a escolha de locais neutros para os jogos se tornou uma necessidade crítica.
Consequências do Conflito nas Eliminatórias
A seleção do Irã considerou Dubai em seus Emirados Árabes como uma opção preferida para enfrentar o Catar no dia 15 de outubro, na sequência das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No entanto, a Confederação Asiática ainda não confirmou a escolha do local, gerando incertezas adicionais. O fato de a seleção iraniana ter Dubai como escolha inicial para a partida contra o Catar indica a gravidade do Conflito e a necessidade de encontrar soluções para manter os compromissos esportivos.
Implicações do Conflito na Tabela da Liga-de-Campeões
No novo formato da Liga-de-Campeões asiática, os 24 times participantes estão divididos em duas chaves. O Al-Nassr encontrava-se em quarto lugar no Grupo Oeste, com quatro pontos em duas partidas. A equipe teve um começo ambicioso, ao empatar com o Al-Shorta na estreia fora de casa e vencer o Al Rayyan na segunda rodada, em Riade. O Conflito, portanto, não apenas afeta as disputadas mas também a estratégia das equipes em campo.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo