Taxa de abstenção acima de 50% no balanço pré-liminar.
A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, apresentou um resumo inicial da participação no Concurso Nacional Unificado (CNU), no último domingo (18), destacando que aproximadamente 1 milhão de candidatos realizaram a prova. O total de inscritos no Concurso Nacional Unificado atingiu a marca de 2,14 milhões, resultando em uma taxa de abstenção superior a 50%.
Além disso, a ministra ressaltou a importância do Concurso Nacional como forma de seleção para cargos públicos, enfatizando a relevância do processo para a administração pública. O Concurso Nacional Unificado é uma oportunidade para os cidadãos demonstrarem seus conhecimentos e habilidades, contribuindo para a construção de um serviço público mais eficiente e transparente.
Concurso Nacional Unificado (CNPU) – Balanço Pré-liminar de Comparecimento e Taxa de Abstenção
Está dentro da nossa expectativa, em relação a outros concursos de grande porte, nesse número de participantes’, declarou a ministra. Segundo Esther, o Distrito Federal registrou a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará apresentou a maior. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão irá divulgar amanhã (19) os números consolidados.
De acordo com a ministra, a taxa de abstenção ficou abaixo do observado em outros concursos recentes, como o do Banco Central. ‘A média histórica gira em torno de 40%, chegando a 50% em concursos mais amplos’. Durante a coletiva, a ministra mencionou que a taxa de abstenção foi influenciada principalmente pelos ausentes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.
‘O maior índice de abstenção foi no nível médio, no bloco 8, que apresentava a maior relação candidato por vaga. Nos demais blocos, a abstenção ficou abaixo da média. O bloco de menor abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. No entanto, de maneira geral, os índices de abstenção no nível superior foram bastante semelhantes. O que se destacou foi o nível intermediário’, avaliou a ministra.
Concurso Nacional Unificado – Balanço e Taxa de Abstenção Acima e Abaixo dos Porcentuais
A ministra da Gestão, Ester Dweck, durante entrevista para apresentar um balanço do Concurso Nacional Unificado (CNU), comemorou a presença de 1 milhão de participantes, mantendo o concurso como o maior já realizado no país. ‘Nosso objetivo era transformar o serviço público brasileiro e torná-lo mais representativo da diversidade do Brasil, incorporando nesse concurso a grande variedade brasileira’, ressaltou.
Segundo dados do MGI, os inscritos no concurso vieram de quase todos os municípios brasileiros, com exceção de apenas dez cidades. Questionada, a ministra não considerou que o adiamento do concurso tenha tido um grande impacto na alta taxa de abstenção. ‘A mudança de data pode ter influenciado a decisão das pessoas, por isso permitimos que desistissem e tivessem a taxa [de inscrição] reembolsada, mas poucas pessoas optaram por isso’, destacou.
Inicialmente, as provas estavam marcadas para 5 de maio. No entanto, dois dias antes, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso devido às fortes chuvas que atingiram quase 95% (468 de 497) dos municípios gaúchos. Eliminações De acordo com a ministra, o concurso transcorreu sem grandes problemas, com ocorrências registradas em 0,2% dos locais de aplicação do CNU. ‘Nada que tenha impactado efetivamente a realização da prova, apenas atrasou um pouco’, afirmou. Aproximadamente 500 candidatos (0,05% do total) foram eliminados no domingo por condutas proibidas pelo edital, como sair da sala de prova com o caderno de questões, o que era vetado.
‘Isso não se trata de um vazamento de provas, não houve nenhum problema de segurança com essas pessoas que levaram o caderno de provas’, assegurou Esther Dweck, que também destacou a baixa judicialização do certame. Presente na coletiva após o encerramento
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo