A autenticação de dois fatores oferece proteção adicional contra acessos não autorizados em dispositivos confiáveis, usando um código enviado por mensagem em outro dispositivo.
Os relatos de indivíduos que enfrentaram problemas de invasões em suas contas em plataformas como WhatsApp, Instagram e Google são frequentes. No entanto, é fundamental ressaltar a importância da segurança cibernética para evitar tais situações e garantir a segurança dos dados pessoais.
Além disso, é essencial estar atento às configurações de proteção oferecidas por esses serviços, pois elas podem ser uma camada adicional de segurança contra possíveis ameaças. A prevenção é a chave para manter a segurança digital em um mundo cada vez mais conectado e vulnerável a ataques cibernéticos.
Adicional segurança com autenticação de dois fatores
É a chamada autenticação de dois fatores, que entra em ação quando há uma tentativa de acessar o seu perfil por um novo aparelho. Com a proteção dupla, o login só é liberado após fornecer a senha e um segundo código, que costuma ser gerado na hora. Esse código adicional pode ser obtido em um aplicativo de autenticação ou uma notificação em um dispositivo confiável, por exemplo – também é possível gerar o número por SMS, mas a opção não é indicada por especialistas porque criminosos receber a mensagem em outro celular. Ainda que a autenticação de dois fatores esteja disponível em vários serviços, ela não costuma ser ativada por padrão. Para aumentar a segurança, cada usuário precisa ir às configurações de suas contas e ativar o recurso. Veja abaixo como fazer isso nas principais plataformas.
Proteção adicional: como ativar a autenticação de dois fatores
WhatsApp: Abra o menu do WhatsApp – o ícone ⁝ no topo da tela (Android) ou ‘Ajustes’ (iPhone); Selecione ‘Conta’; Acesse ‘Confirmação em duas etapas’; Clique em ‘Ativar’; Siga as orientações do WhatsApp e insira uma senha de 6 dígitos e seu e-mail.
Facebook/Instagram: A Meta, controladora de Facebook e Instagram, conta com um recurso chamado Central de Contas nas duas redes sociais. Por meio dele, é possível sincronizar seus perfis e definir preferências sobre vários assuntos, incluindo segurança. No Instagram, vá até a página do seu perfil, clique no ícone ☰ no topo da tela e toque em ‘Central de Contas’. E, no Facebook, toque na sua foto de perfil no canto superior direito da tela, clique no ícone de engrenagem e selecione ‘Ver mais na Central de Contas’. Se as suas contas estiverem sincronizadas, basta seguir estas etapas em apenas uma rede. Caso contrário, é preciso fazer o procedimento em cada uma delas: Clique em ‘Senhas e segurança’; Toque em ‘Autenticação de dois fatores’; Selecione o seu perfil; Insira a sua senha; Escolha um dos métodos disponíveis – app de autenticação, SMS ou chaves físicas de segurança; Siga as orientações do aplicativo e insira o código solicitado.
Google: Clique na sua foto de perfil na página do Google ou de outro serviço da empresa, como YouTube ou Gmail; Clique em ‘Conta do Google’ ou ‘Gerenciar sua Conta do Google’ (o texto pode variar de acordo com o dispositivo); Deslize o menu superior e clique em ‘Segurança’ (a opção está à direita dos itens ‘Início’, ‘Informações pessoais’ e ‘Dados e privacidade’); Selecione ‘Verificação em duas etapas’; Siga as orientações e insira o código enviado pelo Google.
X: No menu do X, clique em ‘Configurações e suporte’ – no celular, é preciso tocar antes na sua foto e, no computador, no ícone de ‘…’; Toque em ‘Configurações e privacidade’; Em ‘Segurança e acesso à conta’, clique em ‘Segurança’; Selecione ‘Autenticação em duas etapas’; Escolha um dos métodos disponíveis – mensagem de texto (disponível apenas para quem assina a versão Premium), aplicativo de autenticação e chave de segurança; Siga as orientações do X e insira o código solicitado.
TikTok: Acesse o seu perfil no TikTok e abra o menu no ícone
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo