Estudantes se inscrevem em programas e realizam provas em várias instituições para vagas em programas de internacionalização do Brasil.
Em reunião conjunta, a Comissão de Seleção do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) das modalidades de Graduação e Português como Língua Estrangeira se encontra em Brasília (DF), no Instituto Rio Branco, desde terça-feira, 15 de outubro. O encontro visa selecionar os candidatos que integrarão o programa em 2025.
A escolha é um passo importante para PEC-G e PEC-PLE, modalidades que oferecem à graduação em línguas oportunidades de desenvolvimento e formação acadêmica de excelência. A Comissão de Seleção elege os futuros participantes considerando diversos critérios que garantam o sucesso do programa e o potencial dos estudantes em contribuir para a lógica da língua e a reação ao idioma no contexto internacional.
Encerramento do Processo Seletivo do PEC-G 2024
Os encontros para a seleção de candidatos estrangeiros para o Programa de Estudantes-Convênio (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) chegaram ao fim, marcando o início de um próximo capítulo no processo seletivo. A seleção será realizada com base no Edital nº 3/2024, que detalha as normativas e critérios para a seleção de candidatos.
O resultado preliminar será divulgado em 25 de outubro, e o resultado final em 14 de novembro. A edição atual do PEC-G contou com 1.744 inscrições somadas dos dois programas, ultrapassando o dobro da edição anterior. Os candidatos originam-se de 49 países, demonstrando uma ampla diversidade de interessados em participar do programa.
A seleção será feita com base no histórico escolar e em demais documentos do candidato, considerando-se os seguintes requisitos mínimos: comprovação de nacionalidade de um dos 74 países participantes do PEC-G nesta edição, média global do ensino médio ou nível equivalente de 60%, soma dos valores mensais prometidos pelos responsáveis financeiros equivalente a, no mínimo, US$ 300, e renda mensal líquida comprovada pelos responsáveis financeiros no mínimo três vezes superior ao valor mensal prometido ao candidato.
O PEC-G, criado em 1965, completará 60 anos em 2025, tornando-se um dos instrumentos mais antigos e importantes de política externa e apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. A iniciativa visa facilitar o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta de inscrições.
A comissão avaliadora conta com representantes de todas as regiões do país, incluindo instituições de educação superior, associações de instituições, além de membros dos Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE). Além disso, a mesa de abertura contou com a participação de Adilson Carvalho, secretário de Educação Superior substituto, Francisco Souza, assessor especial do Gabinete do Ministro da Educação para Assuntos Internacionais, Jaqueline Schultz, coordenadora-geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior, Laudemar Gonçalves, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, e Elisa Mendes, coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio do MRE.
O evento foi finalizado com a participação de Julia Mamonas, operadora do PEC-G na Embaixada do Brasil em Brazzaville, que compartilhou sua experiência na divulgação e no recebimento das candidaturas na República do Congo, o sexto país com maior número de estudantes ativos no PEC-G atualmente.
Para a graduação, foram oferecidas mais de 8 mil vagas, em cerca de 400 cursos de 109 instituições de educação superior, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Já para o curso de Português como Língua Estrangeira, a oferta foi de 922 vagas, em 40 instituições de educação superior, em todas as regiões do Brasil.
A iniciativa visa facilitar o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta de inscrições.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo