Confirmado: loja de estabelecimento inacessível, constantes tentativas falhadas. Águas altas: autoridades locais orientações retornaram colaboradores. Vidas e animais ameaçados, salvamos alguns. Falhas na bombeamento, região inundada. Lamentamos não poder salvar todas. ONGs de proteção trabalham. Nível de água invasiva, país todo afetado.
Animais que estavam dentro de uma loja de animais localizada no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foram vítimas da tragédia das enchentes que assolaram o estado. A Cobasi, empresa responsável pelo pet shop, confirmou a triste notícia nesta sexta-feira (17). Dentre os animais afetados estavam aves, peixes e roedores.
A fauna que habitava o estabelecimento comercial no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, infelizmente não resistiu às enchentes que castigaram a região. A Cobasi, proprietária do local, lamentou a perda dos bichos e ressaltou a importância de medidas preventivas em situações de risco. A comunidade local se mobilizou para prestar auxílio aos animais e suas famílias afetadas.
Animais em Situação de Risco devido às Enchentes
O estabelecimento não teve informações precisas sobre a quantidade de animais presentes no local. A assessoria de imprensa da empresa informou ao g1 que o espaço está localizado no subsolo, ao lado do estacionamento, e permanece inacessível e completamente alagado. Os animais que infelizmente perderam suas vidas estavam na unidade antes das enchentes.
Proteção dos Animais em Meio às Adversidades
A Cobasi esclareceu que os colaboradores evacuaram a loja de maneira emergencial, seguindo as orientações das autoridades diante do início das chuvas na cidade. Foi assegurado que os animais estivessem em segurança e com os recursos necessários para sobreviver até que a equipe retornasse.
Em comunicado à imprensa, a empresa explicou que o acesso seguro à loja se tornou impossível devido ao aumento do nível da água, apesar das diversas tentativas realizadas nos últimos dias. ‘A loja Cobasi Praia de Belas teve que ser evacuada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais. Foi assegurado que os animais estivessem protegidos e com os recursos essenciais para sobreviver até o retorno dos colaboradores, que esperávamos que fosse breve’, declarou.
Tragédia e Solidariedade em Meio às Enchentes
No entanto, a situação se tornou uma tragédia sem precedentes e, apesar dos esforços contínuos da empresa nos últimos dias, o acesso seguro à loja se mostrou inviável devido ao aumento do nível da água. A Cobasi anunciou com tristeza a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa continuará colaborando com as ONGs de proteção animal, não só da região, mas de todo o país, para resgatar as vidas que for possível, enquanto lamentamos aquelas que não conseguimos salvar.
De acordo com o mais recente relatório da Defesa Civil, 12.108 animais foram resgatados das inundações no Rio Grande do Sul entre o final de abril e a primeira metade de maio. A elevação recorde do nível do lago Guaíba resultou em falhas nas estações de bombeamento, permitindo que a água invadisse a loja e causasse a morte dos animais.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo