Pesquisa exclusiva do Instituto Locomotiva revela percepções sobre sentimentos entre homens e mulheres, sinalizando dificuldades em reconhecê-los.
Mais da metade dos homens brasileiros acreditam que sentir ciúme é um indicativo de amor, de acordo com um estudo divulgado pela CNN.
O ciúme pode gerar insegurança e um sentimento de posse em alguns relacionamentos, mas é importante encontrar um equilíbrio saudável para manter a confiança mútua.
O complexo sentimento de ciúme em relacionamentos
Apesar disso, os indivíduos também demonstram uma maior dificuldade em reconhecer tal sentimento dentro de uma relação amorosa. A pesquisa, realizada pelo renomado Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, obteve exclusividade em seus dados coletados de 1.500 pessoas, entre homens e mulheres maiores de 18 anos, no período de 13 a 24 de maio, em todo o território brasileiro.
A padaria japonesa inovou ao utilizar a inteligência artificial para criar o famoso ‘pão do amor’, especialmente direcionado para os jovens que se mostram avessos ao romance. Estudos revelam que pessoas casadas tendem a ser mais felizes do que as solteiras, conforme apontado pela pesquisa.
Os dados obtidos indicaram que 59% dos homens brasileiros acreditam que o ciúme é um sinal de amor genuíno. Por outro lado, 47% das mulheres compartilham dessa mesma opinião. Embora a porcentagem seja mais expressiva entre os homens, apenas 11% deles admitiram ser os mais zelosos em um relacionamento, embora 57% reconheçam ter algum nível desse sentimento. Já entre as mulheres, 65% confessam sentir ciúme, sendo que 27% afirmam serem mais possessivas do que seus parceiros.
A pesquisa também evidenciou diferenças significativas entre as gerações. Os jovens de 18 a 29 anos são os que mais reconhecem sentir ciúme em um relacionamento, com 66% dos entrevistados nessa faixa etária admitindo tal sentimento. Em contrapartida, apenas 50% dos indivíduos com mais de 60 anos reconhecem ter algum grau desse zelo.
O ciúme é apontado como justificativa para muitos casos de violência contra a mulher, o que pode explicar a disparidade na percepção entre homens e mulheres em relação a esse sentimento. Além disso, os homens tendem a ter menor consciência de seu próprio ciúme, o que pode agravar a dinâmica nos relacionamentos, conforme enfatizado pelo presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles. Segundo a pesquisa, os homens também acreditam que o ciúme pode apimentar uma relação, revelando a complexidade desse sentimento nas interações amorosas.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo