João Guerra Pinto retomou os estudos há um ano e se prepara para o Enem. Ele estuda com uma professora de redação e não pensa em parar.
Nascido em Portugal, no dia 13 de março de 1940, João Guerra Pinto, de 84 anos, veio para o Brasil ainda adolescente, aos 15 anos, para ficar com o pai e a família, e também trabalhar. As condições de vida nunca possibilitaram que ele estudasse, pelo menos não até agora. O Enem é uma oportunidade para pessoas de todas as idades que desejam ingressar no ensino superior.
João Guerra Pinto, de 84 anos, decidiu que era hora de mudar sua trajetória e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Mesmo enfrentando desafios, ele está determinado a conquistar seu sonho de obter uma formação acadêmica. O Enem é a porta de entrada para muitos brasileiros que buscam novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Seu João, o aposentado que decidiu voltar a estudar
Seu João, aposentado desde os anos 1980, passou a maior parte de sua vida como dono de um bar no Centro de Vitória. Foi nesse local que ele sustentou sua família, criou filhos e netos. No entanto, há três anos, decidiu que era hora de parar de trabalhar e passar o bar para um de seus netos. Com mais tempo livre em mãos, Seu João decidiu realizar um antigo sonho: estudar.
Com a ideia de nunca ser tarde para começar, Seu João se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e finalmente concluiu o ensino médio este ano. Agora, seu próximo desafio é se preparar para a prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, que ocorre no final do ano.
Sua filha, a advogada Rosa Maria Gomes Pinto, inicialmente se assustou com a ideia, mas logo se prontificou a ajudar seu pai a alcançar seu objetivo. Com dedicação e apoio da família, Seu João tem passado a maior parte de seu tempo estudando em casa, focando principalmente na preparação para a redação do Enem.
Para auxiliá-lo nessa jornada, a professora Eliana Senna Bof, com mais de 50 anos de experiência, foi chamada para reforçar a preparação de Seu João. A dedicação do aposentado e o apoio de sua família têm sido fundamentais nesse processo de aprendizado e superação.
Sua esposa, Rosa Maria Gomes Pinto, casada com Seu João há quase 60 anos, ressalta a inteligência e o empenho do marido em buscar conhecimento, destacando que ele é um ‘velhinho inteligente’ que adora estudar. Seu João, por sua vez, não descarta a possibilidade de ingressar em uma faculdade, dependendo dos resultados obtidos no Enem.
Com determinação e alegria, Seu João demonstra que nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos e que a busca pelo conhecimento é uma jornada sem limites de idade.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo