Regiões remotas sem acesso à rede móvel contam com a parceria da Caixa, Elo e Microsoft em programas sociais.
Foto: Marcelo Canargo/Agência Brasil. Tamanho da fonte: -A+A A Caixa Econômica Federal, a Elo e a Microsoft anunciaram a criação do primeiro sistema de pagamento offline do Brasil, com foco nas regiões mais remotas do país. Esse novo sistema inovador permitirá transações mesmo em locais sem conexão com a internet, trazendo mais inclusão financeira para a população.
Além disso, a parceria entre as empresas visa expandir o acesso a serviços bancários por meio de um sistema de pagamentos seguro e eficiente. Com o avanço da tecnologia, a criação desse sistema sem conexão representa um marco na evolução dos meios de pagamento no Brasil, promovendo a inclusão digital e financeira de forma inovadora e acessível.
Sistema inovador para regiões mais remotas
De acordo com as empresas envolvidas, a proposta é assegurar que o avanço tecnológico opere em áreas sem conexão à rede móvel e com escassa ou nenhuma ligação com a internet, tais como viagens aéreas, embarcações e estacionamentos subterrâneos. Na prática, as operações financeiras serão realizadas por meio de cartões pré-pagos e aplicativos, com montantes debitados automaticamente assim que os dispositivos estiverem conectados.
Com essa abordagem, indivíduos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, seguro-desemprego e FGTS, terão a possibilidade de receber e usufruir de seus privilégios sem a necessidade de se locomover para os grandes centros urbanos. Segundo relatos das empresas, os primeiros experimentos com o sistema foram bem-sucedidos.
A próxima fase está programada para o mês de agosto, nas agências-barco da Caixa localizadas em regiões do Norte do país, em estados como Pará e Amazonas. A implementação desse sistema sem conexão promete trazer benefícios significativos para áreas mais remotas, onde a conectividade é um desafio constante.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo