País enfrenta epidemia de arboviroses com recorde de mortes. Estados declaram emergência e ampliam vacinação. Painel de monitoramento investiga estatísticas.
O número de casos de dengue no Brasil atingiu um novo recorde, ultrapassando 2 milhões de casos nesta sexta-feira, 22, de acordo com o monitoramento do Ministério da Saúde. Em meio a uma situação de epidemia, o país registrou um total de 2.010.896 casos da doença, o maior número já visto desde o início da série histórica, em 2000.
A evolução da dengue no Brasil preocupa as autoridades de saúde, que também enfrentam o desafio do controle de outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A prevenção e combate às arboviroses precisam ser intensificados para evitar uma maior disseminação dessas doenças no país, destacando a importância da conscientização da população.
Painel de Monitoramento da Dengue e Arboviroses
O recorde anterior era de 2015, quando o país somou 1.688.688 casos em um ano. Em mortes, já são 682, a maior parte registrada no Distrito Federal, onde 153 pessoas faleceram em menos de três meses. Outros 1.042 óbitos estão em investigação. No início de fevereiro, a pasta divulgou a estimativa de que o número de casos de dengue pode chegar a 4,2 milhões neste ano.
Situação de Emergência e Estratégias para Enfrentamento
Os altos índices fizeram dez estados brasileiros declararem situação de emergência pela dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
A importância da vacinação Continua após a publicidade Na última quarta-feira, 20, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que as doses da vacina contra a dengue não aplicadas até o momento nos municípios que fazem parte da campanha de imunização da população de 10 a 14 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão redistribuídas para cidades que decretaram estado de emergência para a doença.
‘Para atingir mais municípios, poderíamos ampliar a faixa etária, mas, pela questão de saúde pública, vamos ampliar os municípios’, disse. Até agora, 350 cidades publicaram decreto de emergência.
Mesmo com a ampliação da vacinação, a pasta alerta para a continuação de estratégias de enfrentamento das arboviroses, com a eliminação dos criadouros de mosquitos que se reproduzem em água parada como o Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Mudanças Climáticas e Reaparecimento de Sorotipos
Principalmente com o período das chuvas e das altas temperaturas, e diante do alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento das arboviroses em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo El Niño, somadas ao cenário nacional de reaparecimento dos sorotipos DENV-3 e DENV-4.
Publicidade VEJA Mercado em VídeoA nova arrecadação recorde do governo e entrevista com Renoir Vieira As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta sexta-feira, 22. As bolsas americanas seguem renovando seus recordes. O governo federal registrou mais uma vez um recorde de arrecadação no mês de fevereiro.
Foram 186,5 bilhões de reais contabilizados em impostos — a maior cifra para o mês desde o início da série histórica, há 30 anos. As medidas de arrecadação mostram seus efeitos neste início do ano, assim como o aquecimento da economia brasileira por meio dos setores de serviços e comércio. O polêmico debate sobre a meta fiscal vai voltar a esquentar.
Situação Econômica e Impactos na Bolsa de Valores
Na bolsa de valores, o Ibovespa fechou mais uma sessão em queda, pressionado pela Petrobras. A estatal não reajusta o preço dos combustíveis há mais de cinco meses e os valores estão 20% defasados em relação à paridade internacional — o equivalente a quase 70 centavos por litro.
Diego Gimenes entrevista Renoir Vieira, sócio da Itapeva Investimentos.Mais lidas1Brasil Em áudios exclusivos, Mauro Cid ataca Alexandre de Moraes e a PF2Mundo O alimento que Gisele Bündchen não come de jeito nenhum3Mundo Rússia anuncia criação de dois novos exércitos para lutar na Ucrânia4Economia Palmeiras admite dívida com a WTorre por custos do Allianz Parque5Cultura A Casa do Dragão: segunda temporada ganha data de estreia na MaxAedes AegyptiDengueepidemiaMinistério da SaúdeNísia TrindadeVacinaVacinação
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo