Bolsonaro afirma ser “ilógico” sugerir asilo a Moraes. Suspeita de pedido de asilo surge após busca e apreensão pela defesa de Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro declarou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que seria ‘incoerente’ insinuar que ele solicitaria asilo político enquanto esteve hospedado na Embaixada da Hungria, na capital Brasília, no último mês.
O ex-chefe do Executivo reforçou que a ideia de pedir asilo político durante sua estadia na Embaixada da Hungria é fora de cogitação. Bolsonaro ressaltou sua posição firme em relação ao assunto, enfatizando sua conduta durante todo o período em que permaneceu nas dependências diplomáticas.
Defesa de Jair Bolsonaro refuta suspeita de pedido de asilo em embaixada da Hungria
A defesa do presidente Jair Bolsonaro enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal refutando a suspeita de pedido de asilo na embaixada da Hungria. Isso aconteceu após o ministro Alexandre de Moraes conceder um prazo de 48 horas para Bolsonaro explicar a sua estadia na embaixada. O jornal The New York Times publicou que Bolsonaro permaneceu hospedado no local entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano.
Bolsonaro teve passaporte apreendido após busca e apreensão
Dias antes da estadia na embaixada, Bolsonaro teve seu passaporte apreendido por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Isso ocorreu após uma busca e apreensão da Polícia Federal no âmbito de um inquérito que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado no Brasil após o resultado das eleições de 2022.
Imunidade de Bolsonaro em relação a um eventual mandado de prisão
De acordo com as regras internacionais, a área de uma embaixada é considerada inviolável pelas autoridades do país hospedeiro. Isso significa que Bolsonaro estaria imune a um eventual cumprimento de mandado de prisão enquanto estivesse na embaixada. A defesa do ex-presidente afirmou que ele não tinha preocupação com uma possível prisão preventiva.
Interlocução de Bolsonaro com as autoridades húngaras
Os advogados de Bolsonaro ressaltaram que o ex-presidente sempre manteve uma boa interlocução com as autoridades húngaras. Eles rejeitaram qualquer insinuação sobre um possível pedido de asilo diplomático na embaixada. Também destacaram a relação de amizade entre Bolsonaro e o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.
Visita de Bolsonaro à embaixada da Hungria durante o Carnaval
O jornal The New York Times analisou imagens de câmeras de segurança e de satélite que mostram a chegada e saída de Bolsonaro na embaixada. As imagens revelam que o local estava praticamente vazio, com apenas alguns diplomatas húngaros presentes. A estadia de Bolsonaro ocorreu durante o feriado de Carnaval.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo