Dow Jones cai 0,41%; S&P 500 recua 0,31%; Nasdaq também cede 0,27% devido ao aumento das tensões no mercado de commodities energéticas.
As ações negociadas na Fed encerraram o dia de negociações em baixa, após uma semana de altas expressivas que impulsionaram os mercados. A expectativa dos investidores em relação aos próximos passos da Fed quanto à política monetária impactou diretamente no desempenho dos mercados financeiros.
O mercado estava atento aos discursos dos membros do Federal Reserve em busca de sinais sobre possíveis mudanças nas taxas de juros. A transparência e comunicação do Fed são fundamentais para orientar os investidores e garantir a estabilidade financeira, algo que tem sido amplamente debatido nos últimos dias.
Fed: Destaques sobre o Federal Reserve
De olho em sinais para o ciclo de corte de juros nos Estados Unidos, o mercado também observou comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed), que mostraram um tom menos otimista do que a atual expectativa dos investidores.
O índice Dow Jones teve queda de 0,41%, a 39.313,64 pontos; o S&P 500 recuou 0,31%, a 5.218,19 pontos; e o Nasdaq cedeu 0,27%, a 16.384,47 pontos.
Previsões do presidente do Fed de Atlanta
O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, foi bastante conservador hoje ao afirmar que espera apenas um corte de 0,25 ponto percentual (p.p.) dos juros em 2024.
Comentários dos dirigentes e projeções do Fomc
O comentário, feito também na noite de sexta-feira (22), deixou o mercado mais cauteloso após o bom humor com a comunicação menos dura que o esperado na decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) na última quarta-feira (20).
Já a diretora Lisa Cook voltou a alertar para os riscos de cortar os juros no tempo errado, enquanto o presidente da distrital de Chicago do banco central americano, Austan Goolsbee, novamente se mostrou mais dovish ao projetar três cortes de juros este ano, em linha com as projeções do Fomc divulgadas na semana passada.
Movimentação das empresas do mercado de commodities energéticas
Entre ações, o destaque ficou com empresas do mercado de commodities energéticas, beneficiadas pelo aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia após o atentado terrorista em Moscou na sexta-feira.
As duas principais petroleiras americanas, ExxonMobil e Chevron, subiram pouco mais de 1%, enquanto o setor como um todo teve uma alta conjunta de 0,91% no S&P 500. Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo