Índice de preços cai pela primeira vez na zona do euro desde fevereiro.
As principais bolsas da Europa enfrentaram uma queda significativa na quinta-feira (3), enquanto os investidores se concentravam nas tensões no Oriente Médio e avaliavam dados econômicos fracos da zona do euro. A economia europeia enfrenta um momento de incerteza.
Entre os principais índices, o Stoxx 600 caiu 2,43%, chegando aos 516,29 pontos. O CAC 40, de Paris, registrou uma queda de 1,32%, para 7.477,78 pontos. O DAX de Frankfurt recuou 0,78% a 19.015,41 pontos. Neste cenário econômico, o mercado começa a sentir os efeitos do desempenho negativo das finanças. Além disso, a crise no Oriente Médio está gerando um impacto significativo no comércio internacional, refletindo diretamente na economia europeia.
Economia: mercados frente a conflitos regionais
O índice FTSE de Londres encerrou seu dia de negócios com uma queda de 0,10%, fixando-se em 8.282,52 pontos, enquanto outros conflitos na região são observados. Um dos focos é a situação entre Israel e o Irã, após os ataques de mísseis no início da semana. A situação no Oriente Médio é marcada por tensões, com grandes movimentos em andamento.
Israel realizou ataques a um estoque de armas na cidade síria de Jableh, de acordo com relato do Observatório Sírio para os Direitos Humanos. O ataque, conduzido por drones e mísseis lançados por aviões de guerra, resultou na destruição do estoque e provocou grandes explosões. Ao mesmo tempo, outros conflitos na região são monitorados, refletindo a complexidade da situação geopolítica.
Na esfera econômica, a zona do euro está enfrentando desafios, com o índice de gerentes de compras composto (PMI) da região caindo para 49,6 em setembro, após estabilizar em 51 em agosto. Este foi o primeiro caso de contração desde fevereiro. Além disso, o índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro subiu 0,6% em agosto, mas recuou em relação à alta de 0,7% de julho. O PPI permaneceu acima da expectativa de 0,4%, refletindo as pressões econômicas que a região enfrenta.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo