Presidente dos EUA reafirma compromisso com Israel, diante de possível ataque do Irã, em mensagem direta ao governo iraniano.
O presidente Joe Biden expressou hoje sua preocupação com a possibilidade de um ataque do Irã contra Israel no futuro próximo, destacando a importância de manter a calma e evitar conflitos desnecessários. Em sua declaração, Biden reiterou a importância da diplomacia e do diálogo para prevenir situações de crise e promover a paz na região.
Diante da tensão crescente, é fundamental que haja um esforço conjunto para evitar um ataque que possa gerar consequências devastadoras. A comunidade internacional deve permanecer vigilante e buscar soluções pacíficas para resolver qualquer potencial conflito em curso, visando a estabilidade e a segurança de todas as partes envolvidas.
Israel se prepara para possíveis ataques do Irã
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enfatizou o compromisso do país em defender Israel, destacando que estão determinados a apoiar e proteger o país. Biden expressou preocupação com a possibilidade de um ataque do Irã, ressaltando que informações sensíveis não serão divulgadas, mas indicando a expectativa de um ataque ‘mais cedo do que mais tarde’.
Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, após discursar virtualmente em uma conferência sobre direitos civis, Biden mencionou a necessidade de estar alerta para a segurança de Israel diante das ameaças do governo iraniano e de seus aliados. A tensão se intensificou após o bombardeio ao complexo da embaixada iraniana em Damasco, resultando em baixas significativas, incluindo a morte de um comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana e de outros seis militares.
Diversos países, como Índia, França, Polônia e Rússia, emitiram alertas aos seus cidadãos para evitarem viajar para a região, já sob tensão devido ao conflito na Faixa de Gaza, que se estende por meses. A Alemanha, juntando-se aos apelos de precaução, recomendou que seus cidadãos deixem o Irã, diante das incertezas e do clima de iminência de ataque.
Apesar de Israel não ter reivindicado a autoria do ataque aéreo em Damasco em 1º de abril, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, declarou que Israel será punido, descrevendo a ação como um ataque em solo iraniano. A troca de declarações entre as partes eleva a tensão na região e mantém a comunidade internacional em alerta, diante da possibilidade de um ataque iminente que poderia desencadear uma escalada de conflitos.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo