Beverages rich in caffeine combat energy lack, but bring risks. Discover the best option: low caffeine system, nervous central stimuli. Avoid high caffeine, taurine, sugars, additives, cardiac problems, artificial colors, flavors. Choose natural, lower caffeine, minor percentages.
Em ocasiões de fadiga e sonolência, nada supera uma bebida energizante para dar um gás extra e encarar a jornada. O clássico cafézinho já é um velho conhecido e um grande companheiro para os momentos de baixa energia. Contudo, as bebidas energéticas têm conquistado cada vez mais espaço entre os brasileiros, oferecendo sabores únicos e sendo uma opção que também proporciona refrescância.
Além disso, as bebidas revitalizantes são uma opção interessante para quem busca uma alternativa mais saudável e com ingredientes naturais. Com uma variedade de opções no mercado, é possível encontrar bebidas energizadoras que se adequem ao gosto de cada pessoa, proporcionando um impulso de energia quando necessário. Experimentar novos sabores e combinações pode ser uma forma divertida de descobrir qual bebida se encaixa melhor em sua rotina diária.
Bebidas: a escolha saudável para obter energia
Mas, qual das bebidas é a opção mais saudável para obter energia? O cafézinho é uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central, como relata Angélica Grecco, nutricionista da clínica Eduardo Grecco. ‘[A cafeína] faz com que o organismo fique mais acelerado, com mais disposição, reduzindo a sonolência. Em algumas pessoas pode auxiliar no foco e concentração‘, informa. Já as bebidas revitalizantes trazem na composição cafeína e também a taurina, duas substâncias que estimulam o sistema nervoso central. ‘Devido a sua alta concentração acabam atuando de forma mais agressiva nos estímulos sensoriais de cansaço, fadiga’, esclarece a especialista.
Bebidas: café versus energéticos
De acordo com a nutricionista, o café é a opção mais saudável para quem precisa de uma energia extra. ‘O café com certeza é muito mais saudável, devido à menor porcentagem de cafeína, sendo mais natural e fisiológico e por não ter a presença de açúcares, edulcorantes, conservantes e corantes’, explica. É preciso ter cautela quanto ao consumo em excesso de ambas as bebidas. Apesar de ser a opção mais saudável, o café pode provocar: Insônia Ansiedade Aumento da frequência cardíaca Doenças gastrointestinais ‘Os energéticos, são ainda mais perigosos, devido às altas concentrações de cafeína, taurina, açúcares, conservantes e corantes, podendo causar problemas cardíacos e aumento da pressão arterial’, destaca Grecco.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo