Bebida com antioxidantes e anti-inflamatórios traz benefícios à saúde, mas consumo excessivo tem riscos cardiovasculares.
Por um longo período, a crença de que o vinho é uma bebida que, apesar de alcoólica, pode contribuir para a saúde, foi difundida. Vários estudos científicos indicam que o consumo moderado dessa bebida pode ter impactos positivos na saúde cardiovascular e imunológica.
Além disso, é importante lembrar que o bem-estar (well-being) geral também está relacionado com hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos. Cuidar da saúde é fundamental para garantir uma vida com mais qualidade e vitalidade.
Benefícios do consumo moderado de vinho tinto para a saúde
Mas por que isso acontece e até que ponto é verdade? De acordo com o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Saúde (Abran), o vinho tinto possui uma quantidade significativa de polifenóis, que são componentes antioxidantes que podem trazer benefícios para a saúde cardiovascular. Além disso, esses polifenóis também promovem a dilatação arterial, facilitando a circulação sanguínea e reduzindo a formação de trombos nos vasos sanguíneos, o que favorece a neuroproteção.
Outro fator importante é que os polifenóis presentes no vinho tinto reduzem a oxidação do colesterol LDL, evitando assim a aterosclerose. A nutricionista Daniela Cierro, consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), destaca os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde, incluindo a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, bem como a proteção do sistema nervoso. Esses benefícios são atribuídos a uma variedade de componentes presentes no vinho, como antocianinas, taninos, flavonoides, catequinas, procianidinas e polifenóis.
Entre os polifenóis, o resveratrol se destaca como um composto bioativo que apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória. Estudos associam o consumo de vinho tinto a um menor risco de doença arterial coronariana, o que pode beneficiar a saúde cardiovascular. No entanto, a Associação Americana do Coração ressalta que a relação de causa e efeito não está clara, e outros fatores, como uma alimentação saudável, podem estar envolvidos nesse benefício.
Pesquisas indicam que beber uma taça de vinho tinto junto com uma alimentação saudável pode reduzir o risco cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2, devido ao papel do etanol no metabolismo da glicose. Estudos também sugerem que os polifenóis do vinho tinto podem melhorar a microbiota intestinal, contribuindo para a saúde do intestino. No entanto, mais evidências são necessárias para confirmar esses benefícios à saúde.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo