Presidente do STF fala na abertura da sessão com presença dos ministros, eventos privados, congressos com 2.000 pessoas, decisões proferidas, tribunal transparente.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou hoje que as críticas em relação à presença de ministros da Corte em eventos financiados por empresários com processos em andamento são injustificadas.
Além disso, Barroso ressaltou a importância da independência dos juízes e magistrados para garantir a imparcialidade nas decisões judiciais, destacando o compromisso dos ministros do STF com a ética e a transparência em suas atividades.
Ministros Participam de Eventos Privados
Durante a abertura da sessão desta tarde, os ministros defenderam sua presença em eventos privados, em resposta a críticas veiculadas em matérias jornalísticas recentes. A participação em seminários internacionais, que envolve o custeio de passagens aéreas e hospedagem, foi tema de discussão. Para Barroso, as críticas refletem um preconceito contra a iniciativa privada e o empreendedorismo. Ele ressaltou que eventos com grande público, como congressos com 2.000 pessoas, não são locais propícios para condutas antiéticas.
Decisões Transparentes do Tribunal
O presidente enfatizou a falta de vínculo entre a participação dos ministros em eventos e as decisões proferidas pelo tribunal. Segundo ele, palestras e participações em eventos são atos de cortesia, não favores que geram obrigações. Barroso assegurou que o Supremo Tribunal Federal é um órgão transparente, destacando a transmissão ao vivo das deliberações e a disponibilidade de todas as despesas no Portal da Transparência. Nenhuma decisão é tomada às escondidas, garantindo a lisura do processo judicial.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo