Ex-presidente do Flamengo entre 2013 e 2018, Bandeira de Mello pede projeto responsável para o sonhado estádio, seguindo exemplo da Neo Química Arena.
A cada semana, o Flamengo fica mais perto de concretizar o sonho de ter seu próprio estádio, porém a realização desse projeto pode apresentar desafios, como destacou o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Além disso, é crucial encontrar o local ideal para a construção da nova arena rubro-negra, levando em consideração diversos fatores, como acessibilidade e infraestrutura necessária. A busca por um espaço adequado para o estádio do Flamengo é um passo fundamental para o futuro do clube.
Desafios na Construção e Gestão de um Estádio
Para o antigo líder do clube, o desenrolar de tudo está intrinsecamente ligado à forma como o projeto é conduzido, e ele recorreu ao exemplo da Corinthians. O ex-dirigente, em oposição à gestão atual liderada por Rodolfo Landim, expressa a opinião de que o clube paulista está ‘em uma situação pior do que anteriormente’. Isso se deve ao fato de que ainda está arcando com os custos da construção da Neo Química Arena, uma década após sua finalização, em 2014. Essa circunstância levou a um aumento significativo na dívida do clube, colocando-o em uma situação crítica nos dias de hoje.
‘Quando olhamos para o Corinthians, que possui uma base de torcedores imensa, concentrada no Sudeste, vemos que eles conseguiram erguer seu estádio há dez anos. No entanto, o que se sucedeu? A situação está pior do que antes’, comentou Bandeira de Mello durante o podcast ‘Fala, João!’, apresentado por João Guilherme. Ele ressaltou a importância de não apenas alcançar o objetivo físico, mas fazê-lo de forma responsável e sustentável.
O ex-presidente acredita que o projeto do estádio corintiano poderia ter sido mais ambicioso, considerando a grande concentração de torcedores do clube na região. A capacidade inicial do estádio durante a Copa do Mundo era de 60 mil lugares. Em contrapartida, no caso do Flamengo, embora o Gasômetro não seja tradicionalmente um reduto rubro-negro, possui um potencial significativo por estar localizado na região central do Rio de Janeiro (RJ).
Bandeira de Mello revelou durante o podcast que ele e membros de seu grupo, que almejam concorrer à eleição presidencial de 2024, têm uma reunião agendada com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). O objetivo é esclarecer os detalhes do processo de construção e adaptação da área para um novo estádio.
Quanto ao prazo para a conclusão e execução do projeto, ele foi claro. ‘Pode ser que leve mais tempo do que imaginamos? Sim, mas enquanto isso, o Maracanã atende às nossas necessidades’, afirmou Bandeira de Mello. ‘Se a torcida se unir em torno desse propósito, poderemos abordar todos esses desafios e alcançar um desfecho positivo.’
‘Para isso, é fundamental agir com critério, evitando qualquer tipo de euforia. O pior cenário possível seria desembolsar uma quantia exorbitante pelo terreno e não conseguir erguer o estádio’, concluiu, referindo-se ao processo de leilão do terreno, cujo edital já foi publicado.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo