PF prendeu 91 pessoas por tráfico de drogas no primeiro semestre de 2022; em 2023, 41 foram detidos, alertando para o risco de morte.
De janeiro a junho deste ano, a Polícia Federal (PF) capturou 91 indivíduos que engoliram drogas encapsuladas e tentaram embarcar para o exterior, porém foram presos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O total de presos representa um aumento de 121% em relação ao ano de 2023. Dos 91 presos em 2024, 48 são homens e 43 mulheres.
No mesmo período, outras ações resultaram na detenção de indivíduos envolvidos em crimes similares. Além dos 91 presos mencionados anteriormente, um número adicional de encarcerados foi identificado em operações de combate ao tráfico de drogas. A atuação da PF tem sido crucial para coibir essas práticas ilícitas e manter a segurança no Aeroporto Internacional de São Paulo.
Presos: Crescimento Gradual nas Prisões por Tráfico de Drogas
No ano passado, houve 41 registros de indivíduos detidos, sendo 24 homens e 17 mulheres, de acordo com informações da delegacia da PF em Guarulhos, responsável pela fiscalização do setor aeroportuário no terminal. O levantamento da PF revela um aumento gradual no número de prisões nos últimos anos. Em 2022, 7 pessoas foram capturadas nessa situação, enquanto em 2021, apenas uma pessoa – um homem – acabou encarcerada nessas circunstâncias.
A Receita Federal apreendeu cocaína em uma mala no aeroporto do Galeão, e a PF prendeu um norte-americano com cocaína escondida em obras de arte. Além disso, a polícia deteve 20 indivíduos em uma operação contra o crime organizado em MG.
Em 2024, o mês com o maior número de prisões foi abril, com 29 detidos, seguido por janeiro, com 19. O estudo também aponta que a maioria dos capturados está na faixa etária entre 25 e 35 anos. Os integrantes da PF alertam para o risco de morte enfrentado pelas ‘mulas’, pessoas que transportam drogas engolidas para fora do Brasil, caso uma cápsula se rompa em seus estômagos.
Quando alguém é preso, é levado a um hospital público para a remoção das substâncias do corpo. Na última semana, entre quarta (10) e quinta-feira (11), três passageiros foram detidos por tráfico internacional nessas condições e levados a hospitais para expelir a droga com segurança. Os três, uma mulher e dois homens, pretendiam embarcar em voos para Portugal e França, mas foram interceptados por policiais federais utilizando o aparelho de scanner corporal (bodyscan), que identificou cápsulas contendo cocaína em seus estômagos.
O total de presos pela PF transportando drogas no corpo foi de 91 pessoas em 2024, 41 pessoas em 2023, 7 pessoas em 2022 e 1 pessoa em 2021.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo