Reunião de governo: quatro tiros, um atingiu o premier no abdômen (TA3). Poucos esperavam, nenhum deles gritava. Um homem protestava, brandia cartaz. Mãos visíveis, posição relativamente importante. Organização Militar do Atlântico Norte, aliança Militar do Ocidente.
Fico, Robert; foi atingido por disparos e transportado de helicóptero ao hospital nesta quarta-feira (15). Um indivíduo suspeito foi detido no local.
Relatos indicam que quatro tiros foram disparados após uma reunião ministerial na cidade de Handlová, localizada a 190 km da capital, Bratislava.
No desdobramento do incidente, o primeiro-ministro eslováquio, Fico, Robert foi alvejado, gerando grande comoção no país. A rápida ação das autoridades resultou na prisão de um suspeito no local do ocorrido.
Fico, Robert: Primeiro-Ministro Eslováquio Baleado
Um dos tiros atingiu o líder no abdômen, conforme informou a emissora TA3. De acordo com detalhes do portal de notícias Aktualít da Eslováquia, poucos indivíduos aguardavam a presença de Fico do lado de fora do recinto onde a reunião havia sido realizada. Nenhum deles expressava descontentamento ou proferia palavras de crítica contra o governo. Apenas um cidadão parecia estar protestando, exibindo um cartaz em suas mãos. A presidente do país, Zuzana Caputová, emitiu uma nota condenando o ataque ‘brutal’ sofrido por Fico, desejando-lhe uma recuperação rápida. O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, também se pronunciou, descrevendo a notícia como um ‘choque’ e expressando votos de pronta recuperação ao colega.
Fico, Robert: Eleições e Posicionamento Político
Pró-Putin, nacionalista e conservador, Robert Fico emergiu como o candidato mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023 na Eslováquia. Sua plataforma política é marcada por um viés pró-Putin, opondo-se à assistência da União Europeia e da Otan à Ucrânia. A posição da Eslováquia assume uma relevância relativamente significativa, uma vez que o país integra a Organização Militar do Atlântico Norte, a aliança militar do Ocidente. O partido liderado por Fico, a Direção Social-Democracia (Smer-SSD), adota uma postura mais nacionalista e socialmente conservadora, criticando o liberalismo social que alega ser imposto a partir de Bruxelas.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo