Fundador do WikiLeaks faz acordo com Justiça dos EUA. Assange assume acusação por vazamento de documentos secretos e deve ser libertado para voltar à Austrália.
O criador do WikiLeaks, Assange, admitiu sua culpa em uma audiência no tribunal dos EUA nas Ilhas Marianas do Norte na noite desta terça-feira (25). A audiência, que pode resultar na liberdade de Assange, teve início pouco depois das 20h (horário de Brasília) na noite desta terça-feira (25).
A defesa de Julian Assange argumentou que ele está disposto a cooperar com as autoridades para garantir sua liberdade. A situação de Assange continua sendo acompanhada de perto por diversos meios de comunicação ao redor do mundo.
Assange: O Fundador do WikiLeaks e o Acordo com a Justiça dos EUA
A audiência que está ocorrendo é resultado de um acordo de Assange com a Justiça dos EUA. Julian Assange se declarou culpado em uma acusação criminal por espionagem, de conspiração para obter e divulgar documentos classificados de defesa nacional dos EUA, de acordo com documentos da Justiça americana. Como parte do acordo, ele também deve pedir perdão aos EUA e ser oficialmente libertado, segundo documentos da Justiça americana. O fundador do WikiLeaks deve ser sentenciado a 62 meses de prisão, tempo que ele já cumpriu no Reino Unido.
Julian Assange e o Vazamento de Documentos Secretos dos EUA
Após passar pela audiência, Assange estará oficialmente liberado e espera-se que ele retorne para a Austrália, país do qual é cidadão. A audiência de Assange está acontecendo nas Ilhas Marianas do Norte porque a ilha é o território americano mais próximo à Austrália e o ativista optou por não ir aos EUA. Os americanos têm um tribunal na ilha.
Assange: O Acordo e a Liberdade Após Anos de Batalhas Jurídicas
Assange chegou às Ilhas Marianas do Norte durante a tarde desta terça. Após sair da prisão de segurança máxima em Londres na manhã de segunda (24) devido ao acordo com os EUA, o ativista embarcou em um voo privado em direção ao país. Seu voo foi considerado o mais monitorado do mundo no FlightRadar24 durante o trajeto.
Julian Assange: Da Prisão à Liberdade e o Retorno à Austrália
Segundo o site FlightRadar24, o voo de Julian Assange para a Austrália está programado para decolar de Saipan às 23h20 (horário de Brasília) desta terça, e chegar às 5h53 (horário de Brasília) desta quarta (26). Assange pedirá perdão ao governo dos EUA e se tornará um ‘homem livre’, conforme afirmou sua esposa.
Assange: A Importância do WikiLeaks e o Impacto dos Vazamentos
Julian Assange ficou conhecido mundialmente por fundar o grupo de ativistas WikiLeaks em 2006. A organização vazou cerca de 700 mil documentos classificados dos Estados Unidos nos anos seguintes, o que gerou descontentamento nas autoridades norte-americanas. Diante das acusações enfrentadas, Assange passou sete anos asilado na Embaixada do Equador em Londres antes de ser preso. Após anos de batalhas judiciais e o acordo com os Estados Unidos, ele será oficialmente libertado.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo