A MegaBox adquiriu de boa fé sabão em pó de 1,6 Kg da marca Omo de distribuidor, mas foi surpreendida pela natureza fraudulenta.
Uma ação do Procon-RJ resultou na apreensão de aproximadamente 30 toneladas de sabão em pó falsificado em uma das lojas das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ). O ocorrido se deu na mesma semana em que a Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon-RJ) descobriu 18 toneladas do produto falso em um atacado em Olaria, na zona norte do Rio. A rede de supermercados foi multada por comercializar sabão em pó ilegal.
Além disso, houve relatos de que o estabelecimento também vendia detergente em pó e sabonete em pó falsificados. A situação gerou preocupação entre os consumidores, que devem ficar atentos à procedência dos produtos de limpeza que adquirem. A fiscalização continuará atuante para garantir a qualidade e segurança dos itens, evitando prejuízos e riscos à saúde.
Operação do Procon-RJ revela fraude em sabão em pó
Durante uma operação realizada pelo Procon-RJ em uma rede de supermercados, foi descoberta uma fraude envolvendo a venda de sabão em pó falsificado. A ação foi desencadeada após denúncias de consumidores que adquiriram o produto adulterado.
A MegaBox, distribuidora que adquiriu de boa fé o sabão em pó de 1,6 Kg da marca Omo, se pronunciou sobre o caso, afirmando que está colaborando com as autoridades para esclarecer a situação. A empresa se comprometeu a reembolsar os clientes que compraram o produto fraudulento.
A Ceasa-RJ, onde a operação aconteceu, preferiu não comentar o caso, alegando que a venda ocorreu dentro de um supermercado autorizado a atuar no local. O Procon-RJ, por sua vez, informou que a ação foi desencadeada após a descoberta de produtos falsificados à venda em um estabelecimento em Belford Roxo.
Os agentes do Procon-RJ receberam treinamento da fabricante do sabão em pó para identificar os produtos falsificados. Segundo o presidente do órgão, Cássio Coelho, muitos consumidores são atraídos pelos preços mais baixos dos produtos falsificados, sem saber da origem fraudulenta.
Na unidade da rede atacadista MegaBox em Olaria, foram encontradas 18 toneladas de sabão em pó falsificado. A identificação da fraude foi possível devido a diferenças nas embalagens, como o fechamento feito de forma grosseira e a ausência do holograma característico das embalagens originais da marca Omo.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo