Próximos dias, Guaíba subirá para 5,5m. Serra Gaúcha: movimento de águas dos rios, litoral norte. Inundada: Guaíba chegando a nível de Serra, quando passamos pelaquela maré. Do Guaíba: encarregando-se de águas de rios da Serra. Nível: subindo, inundando, movimento semelhante a quando tivemos cheias.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), afirmou à CNN que o nível do rio Guaíba deve ultrapassar os cinco metros. ‘Ele deve passar dos cinco metros e algo significativo está previsto para ocorrer durante o pico dessa elevação do Guaíba entre terça e quarta-feira’, declarou Souza em entrevista no último domingo (12).
Além disso, Souza ressaltou a importância de monitorar de perto o riacho que deságua no Guaíba. ‘É fundamental acompanhar a situação desse corpo de água que desemboca no Guaíba para garantir a segurança da população’, destacou o vice-governador em relação às medidas preventivas diante do aumento do nível do rio.
Guaíba: o riacho que se transforma em um corpo de água em subida
Leia Mais ‘Vocês não estão sozinhas’, diz Lula em vídeo às mães do Rio Grande do Sul Com mais chuva, universidade do RS prevê novo recorde de cheia no Guaíba Porto Alegre tem início de maio mais chuvoso em 63 anos, segundo Climatempo Às 9h deste domingo, o nível do Guaíba era de 4,65 metros. No dia anterior, a medição foi encerrada na casa dos 4,60 metros.Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicam que o nível da água pode chegar a 5,5 metros nos próximos dois dias.O vice-governador explicou que o Guaíba recebe água das nascentes dos rios da Serra Gaúcha e do litoral norte.’Como as chuvas que estão acontecendo lá vão acabar sobrecarregando esses rios, essas águas vão se movendo pro Guaíba durante os próximos dias, fazendo com que, certamente, tenhamos a cidade de Porto Alegre, a Grande Porto Alegre tão inundada quando tivemos’.Caso o Guaíba chegue a 5,5 metros, o nível já seria 2,5 metros maior que o de inundação, que é de 3 metros.O pico registrado até o momento ocorreu no último domingo (5), com a máxima histórica de 5,33 metros, 58 centímetros acima do recorde anterior, de 4,75 metros, registrado em 1941.Ao menos 143 pessoas morreram em decorrência das chuvas e enchentes das últimas semanas no estado, segundo dados da Defesa Civil.Tópicos Rio Grande do Sul Compartilhe:
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo