Pesquisa nacional sobre implementação do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral avalia experiências educacionais com 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores.
Entre os objetivos do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), está o de fortalecer o ensino médio em tempo integral em todo o país, com foco na educação de qualidade e na melhoria da experiência de ensino daqueles estudantes que optam por essa modalidade. Com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade e acessível, o programa visa garantir que o ensino médio em tempo integral seja uma alternativa atraente para os jovens brasileiros.
Com o objetivo de promover a educação de qualidade e aumentar o acesso aos programas de ensino em tempo integral, o MEC promoveu o seminário para discutir os programas de fomento às escolas de ensino médio em tempo integral. Com o objetivo de fortalecer a educação básica no país, as escolas de ensino médio em tempo integral são fundamentais para a formação de estudantes preparados para os desafios da educação superior e do mercado de trabalho.
Ensino Médio: Desafios e Oportunidades
A avaliação do Programa Escola em Tempo Integral (EMTI) teve como objetivo apresentar os resultados e desafios enfrentados pelo programa desde sua criação, em 2016, e compartilhar boas práticas entre os estados e escolas de ensino médio. A transmissão ao vivo do seminário foi realizada pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube. A avaliação foi conduzida pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ensino Médio: Uma Prioridade Nacional
Foi realizada uma abordagem quantitativa em 575 escolas do EMTI, além de uma qualitativa em 20 escolas, para verificar se o programa está alcançando seus objetivos e contribuindo para o aprimoramento do seu desenho e gestão. Participaram do estudo 74.794 estudantes, 10.821 professores e 575 gestores escolares. A secretária da Secretaria de Educação Básica (SEB), Kátia Schweickardt, destacou a importância do ensino médio em tempo integral e a necessidade de priorizar a educação pública.
Ensino Médio: Desafios e Soluções
Segundo Schweickardt, a pesquisa mostra grandes desafios relacionados à infraestrutura e à organização curricular e pedagógica. Eles devem ser solucionados para tornar a escola mais significativa e para os aprendizados dialogarem com as expectativas e os projetos futuros dos estudantes. A secretária também destacou a importância da formação docente para lidar com uma carga horária diferenciada e proporcionar um ambiente de aprendizagem com outras experiências.
Ensino Médio: Uma Juventude Múltipla
Schweickardt informou que, atualmente, 330 mil estudantes são beneficiados pelo EMTI em todo o país. Ela também destacou que o Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023, ampliou em mais de 1 milhão as matrículas em todo o país, em todas as etapas da educação básica. Além disso, o ensino médio já atingiu a meta do Plano Nacional de Educação de 25% dos estudantes estudando em tempo integral. Participaram da mesa de abertura a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC e outros especialistas em educação.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo