Thiago Mayson cumpre pena por matar e estuprar estudante de jornalismo, condenado por feminicídio, após rejeição de pena de 18 anos por matar.
📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. O violência crescente nas universidades pode ser um problema grave, especialmente quando envolve crimes como o assalto ou estupro, como o caso de Janaína Bezerra, estudante que foi vítima de um crime brutal por Thiago Mayson da Silva Barbosa.
Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado por matar e estuprar a estudante Janaína Bezerra em janeiro de 2023 e, após um ano e dez meses, foi expulso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde cursava o programa de pós-graduação em matemática (PPGMAT/CCN). Esse tipo de crime choca a sociedade e mostra a necessidade de medidas para coibir a violência nas universidades e garantir a segurança de todos os estudantes.
Crime na UFPI: ex-aluno é condenado por violência contra estudante
Em 19 de novembro, o reitor Gildásio Guedes Fernandes assinou uma decisão que impediu o condenado de frequentar aulas e realizar atividades acadêmicas, afetando sua capacidade de obter créditos para concluir o curso. Thiago Mayson da Silva Barbosa está cumprendo pena de 18 anos e seis meses por matar e estuprar Janaína Bezerra, estudante de 22 anos, em uma sala de aula da Universidade Federal do Piauí (UFPI) após uma calourada. O caso foi amplamente divulgado devido à brutalidade e requintes de crueldade envolvidos.
Acusação de violência contra estudante é rejeitada
Em uma ocupação na Universidade de São Paulo (USP), os movimentos Olga Benário e Correnteza inauguraram o ‘Ocupação Sala Lilás Janaína Bezerra vive!’, um espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. Janaína Bezerra foi assassinada em uma sala da UFPI, após uma calourada ocorrida entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. Thiago Mayson foi preso horas depois e teve a prisão preventiva decretada pela justiça no domingo.
Crime brutal e condenação
Em depoimento à polícia, Thiago Mayson relatou que já conhecia a vítima e teriam ‘ficado’ em outras ocasiões. Ele contou que estavam em uma ‘calourada’ na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para seguirem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h. Janaína Bezerra foi estuprada e morta após calourada dentro da UFPI. O laudo do IML apontou que a estudante teve o pescoço quebrado. De acordo com o delegado Barêtta, coordenador do DHPP, Janaína foi violentada em uma sala no prédio do Programa de Pós-Graduação em Matemática. Na sala foi encontrado um colchão ensanguentado. De acordo com a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.
Pena por matar e estuprar
Aps ter o julgamento adiado duas vezes, o assassino Thiago Mayson foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, por emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual. A qualificadora de feminicídio foi rejeitada pelos jurados, o que impactou na pena ‘abaixo do esperado’ pela acusação. O julgamento durou mais de 20 horas.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo