Historicamente associadas à rebeldia e à transgressão, as tatuagens têm raízes profundas na espiritualidade e são icônicas símbolos de marinheiros ingleses e kitsuite rituais.
Desde o Egito Antigo, as tatuagens são uma forma de expressão pessoal e cultural, associadas à identidade e à história de diversas civilizações. Com sua rica história, elas têm sido uma fonte de inspiração para artistas, designers e entusiastas de todo o mundo.
Os tatuadores profissionais, como _Serena Guen_, são capazes de identificar e interpretar símbolos e motivos em tatuagens antigas, fornecendo informações valiosas sobre a história e o significado por trás delas. Em locais como o _Museu de Arte de São Paulo_ (MASP), expor tatuagens pode ser uma forma de promover a arte e a cultura, desafiando o estigma associado a esse tipo de arte.
Tatuagens: um reflexo da identidade em constante evolução
Ao longo dos anos, especialmente entre os milenares, as tatuagens evoluíram de ser um meio de registrar momentos importantes a uma forma de celebrar a chegada à vida adulta. Isso está retratado na música, onde se afirma: ‘Quero ficar no teu corpo feito tatuagem’. No entanto, o significado dessas tatuagens tem mudado ao longo do tempo, assim como a frequência com que elas são removidas.
Significados e motivações para a remoção de tatuagens
O Brasil é um dos países onde mais se buscam procedimentos para remoção de tatuagens, superando os Estados Unidos. No entanto, os motivos para a remoção são diversos, indo desde o arrependimento e mudanças pessoais até considerações estéticas. Embora os avanços tecnológicos tenham melhorado os métodos de remoção, como os lasers modernos, esses procedimentos ainda são complexos e dolorosos.
Profissionais na vanguarda da remoção de tatuagens
Profissionais como Giancarlo Pincelli, da Hell Tattoo, têm se destacado na remoção de casos extremos. Além disso, dermatologistas como Malu Barros e Thiago Cunha também relatam um aumento na procura por esses procedimentos, apresentando diferentes histórias e motivações.
Avanços tecnológicos na remoção de tatuagens
‘De todas as formas, esse tratamento é um pouco agressivo, sim, porque você precisa destruir aquele pigmento que está ali depositado na tatuagem’, diz Thiago Cunha. A dermatologista Malu Barros completa: ‘O 1064 Kitsuite é o mais efetivo para a remoção de pigmentos de tatuagem, levando em consideração a tinta utilizada e as cores da tatuagem’. O Kitsuite 1064, associado a microcanais, é considerado o mais efetivo para a remoção de tatuagens.
Remoção de tatuagens: uma escolha pessoal
Então, você já pensou em remover uma tatuagem? Seja qual for o motivo, a decisão reflete o quanto as tatuagens continuam a ser um espelho de nossa história, escolhas e, por vezes, mudanças. As tatuagens, como símbolos espirituais, rituais e marinheiros, passaram a ser uma forma de expressão pessoal, com sua própria estética icônica. Embora os métodos de remoção sejam complexos, a procura por eles aumenta, revelando a constante evolução das tatuagens e do significado que elas carregam.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo