Taça mundial criada no sistema de disputa, será disputada nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho do ano que vem, envolvendo membros de países do mundo, com possível prorrogação e de pênaltis.
Com o objetivo de destacar a Copa, a Fifa criou um troféu exclusivo para o Mundial de Clubes de 2025. A competição, programa para ocorrer em junho e julho do próximo ano, receberá 32 participantes, entre eles os clubes brasileiros Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
A apresentação do troféu ocorreu antes do sorteio dos grupos do torneio. Nessa ocasião, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, destacou a importância da Copa da Fifa em geral. A competição é menos conhecida do que a Copa de Clubes da Fifa, mas ambas são fundamentais para o esporte em todo o mundo. O troféu para o Mundial de Clubes de 2025 é um exemplo típico da criatividade da Fifa ao longo dos anos. Com ele, a entidade busca reforçar sua presença no cenário esportivo internacional, ao lado da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, um evento único e desafiador para equipes de todo o planeta.
Um Troféu para um Mundial de Clubes mais Global
O novo Mundial de Clubes da Fifa, com 32 seleções, merece um troféu inovador e inclusivo, que represente a verdadeira essência do futebol global. Segundo Gianni Infantino, presidente da Fifa, o troféu deve ser ‘um símbolo do nosso compromisso com a diversidade, a inclusão e a globalização do futebol’. O troféu apresenta um design único, com ícones e imagens que retratam a história do futebol, um mapa do mundo e os nomes de todos os 211 países membros da Fifa. Além disso, a taça também mostra a posição do sistema solar no dia da partida de abertura da competição, em 13 de junho de 2025. O design do troféu foi feito em colaboração com a Tiffany & Co.
Competição no Esporte e Geografia
Os 32 times do Mundial de 2025 serão divididos em oito grupos de quatro equipes. A Fifa vai formar grupos para a competição em um sorteio dirigido (com divisão de potes) levando em consideração fatores esportivos e geográficos. Isso garantirá uma distribuição equilibrada das equipes em relação à força e à localização geográfica. Mais detalhes serão divulgados em breve.
O Torneio será Realizado em 11 Cidades nos EUA
O confronto direto será o primeiro critério de desempate na fase de grupos (uma novidade em torneios organizados pela Fifa), seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para o mata-mata da competição, que começa nas oitavas de final. Em caso de empate nos ‘playoffs’, a partida será decidida na prorrogação com disputa de pênaltis em sequência.
A Copa da Fifa de Clubes é Inovadora e Inclusiva
A edição inaugural do chamado ‘Super Mundial’ será disputada em 11 cidades nos Estados Unidos, sendo que uma delas, Orlando, terá dois estádios no torneio. Nove sedes ficam na Costa Leste, e apenas duas estão na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025.
Times Confirmando a Presença na Copa Mundial de Clubes
Veja os 31 times confirmados para o Mundial de Clubes de 2025:
* Boca Juniors (Argentina) – via ranking da CONMEBOL
* River Plate (Argentina) – via ranking da CONMEBOL
* Botafogo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2024
* Fluminense (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2023
* Flamengo (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2022
* Palmeiras (Brasil) – vencedor da Copa Libertadores da América 2021
* Auckland City (Nova Zelândia) – via ranking da OFC
* Pachuca (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2024
* Club León (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2023
* Inter Miami (EUA) – vencedor da Supporter’s Shield 2024
* Seattle Sounders (EUA) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2022
* Monterrey (México) – vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf 2021
* RB Salzburg (Áustria) – via ranking da UEFA
* Atlético de Madrid (Espanha) – via ranking da UEFA
* Juventus (Itália) – via ranking da UEFA
* Borussia Dortmund (Alemanha) – via ranking da UEFA
* Benfica (Portugal) – via ranking da UEFA
* Porto (Portugal) – via ranking da UEFA
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo